Nós-sela
Somos sistemas dinâmicos!!! Sabemos que, tal como na matemática, nem todas as evoluções são determinísticas...
quinta-feira, julho 24, 2008
segunda-feira, julho 07, 2008
A aposentação do Ensino
"O país das universidades na banca rota, em risco de deixarem de pagar salários e com dificuldades em garantir o arranque do ano escolar, contrasta com o discurso de incremento da investigação e aposta nas qualificações do governo. [...] Diminuíram as verbas para a investigação e caíram os montantes atribuídos às despesas gerais das universidades, devido aos cortes orçamentais.[...] Criaram-se fortes expectativas de que o seu ministério iria trazer reformas importantes ao mundo académico português e retiraria as universidades da situação de penúria em que estavam. Ao fim de três anos o mundo académico sente-se distante dos objectivos do ministro que o tutela. Muitas das reformas continuam por fazer e não se sabe qual a direcção que o ministério quer dar. Os académicos não participam nas decisões. As universidades continuam a não saber, de forma clara, com o que podem contar. Todos os anos há novos cortes e novos truques para cortar ainda mais. A situação de ruptura em que já se encontrava o ensino superior foi apenas agravada. [...] No corrente ano, com o forte desvio de verbas para a Caixa Geral de Aposentações (CGA), as universidades ficaram ainda mais estranguladas [...]"
Do Jornal de Negócios Online.
Ler mais aqui.
Etiquetas: Ensino
Frases da semana
- "O que se está a fazer na Educação não é uma reforma... é uma aposentação" - Eixo do Mal, SICNotícias.
- "Esta equipa do Ministério da Educação, que baixa a fasquia para subir as estatísticas, devia estar era na Liga Portuguesa de Futebol. Aumentava o tamanho das balizas, para o futebol português passar a ter mais golos..." - José Diogo Quintela, humorista.
domingo, julho 06, 2008
Desonestidade intelectual
Dizer que os "bons" resultados obtidos, este ano, pelos alunos no exame de matemática do 12º ano é consequência do P.A.M., concebido e aplicado principalmente para o Ensino Básico que está em vigor há apenas 2 anos e portanto ainda não se aplicou aos actuais alunos do 12º ano, é, quanto a mim, duma profunda desonestidade intelectual. A entrevistada parte do princípio que os telespectadores são acéfalos e mal informados. Tenta deitar areia para os olhos das pessoas. É duma mistificação tão grosseira que custa a acreditar! Quantas mais afirmações erróneas nos são impingidas e que não damos por isso?