De quem é a culpa?
Quem é o culpado das faltas dos deputados?
É o Presidente da Assembleia da República. Só pode ser ele. Sem dúvida! Da mesma forma que os professores são responsabilizados pelas faltas dos alunos.
Mesmo no ensino superior, há escolas onde os responsáveis de cursos fazem as médias de aprovações em relação ao número de alunos inscritos na cadeira e não em relação aos que realmente frequentam as aulas, os testes e os exames, culpabilizando os respectivos docentes pelas baixas médias assim obtidas. Ou seja, é considerado que os alunos não vão às aulas porque o professor não é suficientemente atractivo para cativar os alunos para as suas aulas. O professor é responsabilizado por não dar aprovação a alunos que nunca puseram um dedinho do pé na sala de aulas, muito menos nos testes ou exames. Deveria aprovar mesmo aqueles que nunca viu nem de perto nem de longe.
Então, seguindo a mesma lógica, também o dirigente da Assembleia da República é culpado porque não consegue tornar as sessões suficientemente interessantes para prender os deputados na sala. Devia ... sei lá... fazer uma palhaçadas, dar uns rebuçados... Dinheiro? Prémio de presença já têm, não é? Portanto, não chega.
Aquilo deve ser mesmo muito desinteressante... uma pasmaceira.
Têm de votar todos conforme as ordens dos líderes dos respectivos partidos. Nem é preciso pensar! Por isso, aquelas longas horas sentados, fechados na sala, deve ser mesmo uma enorme seca.