Como afundar uma escola de Engenharia
Embora já com alguns aninhos, continua actual esta receita... de Isabel Labouriau, apresentada numa conferência e debate, no ISEP, em 31 de Janeiro de 2001, de que destaco alguns tópicos mais interessantes:
Receita para afundar a escola
Tempo de preparação : menos de 10 anos
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Ingredientes:
1) professores de Matemática que saibam de Matemática aquilo que vão ensinar ou pouco mais
2) professores de Matemática cujo interesse principal não é Matemática
3) pós-graduação e licença para investigação muito difíceis
4) professores que tenham estudado, todos, no mesmo lugar
5) ter como critério de contratação dos docentes "foi meu aluno ou colega"
6) turmas muito grandes
7) programas vagos ou inexistentes
8) ensinar apenas como se faz e não porque funciona
9) disciplinas sem pré-requisitos
10) taxas de reprovação altas sem alteração nas disciplinas
11) todos os professores da escola que usam Matemática dão aulas de Matemática
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Instruções:
Escolha pelo menos 3 ingredientes da lista e aplique-os inexoravelmente até a receita estar pronta. Sabe-se que está pronto porque os demais ingredientes começam a aparecer espontaneamente. Nesta altura a escola já terá afundado embora nem todos notem logo.
Porque a receita funciona
Para compreender a receita basta uma análise de como os ingredientes interagem. Analisando-os por ordem:
1) professores de Matemática que saibam de Matemática aquilo que vão ensinar ou pouco mais
Assim que apareça um desenvolvimento novo de Engenharia, usando um tipo um pouco diferente de Matemática, estes professroes estarão imediatamente desactualizados. Um professor que saiba pouco mais que os alunos procura manter os programas sempre iguais (causando um aumento do ingrediente 7) e só pode apresentar os temas de uma maneira. Estes professores sofrem também dos mesmos males e consequências do ingrediente 2.
2) professores de Matemática cujo interesse principal não é Matemática
A resistência à mudança é ainda maior se o interesse principal do professor não for o assunto que ensina. O conhecimento de outros assuntos não substitui o conhecimento aprofundado do que se ensina, mas cria uma tendência para deixar de explicar porque (ingrediente 8).
Para estes professores, dar aulas de Matemática é uma chatice e os alunos vão se aperceber disto. Causam um aumento dos ingredientes 6, 8 e 10. Criam um mau ambiente de trabalho e com isto aumentam 1, 2, 3 e 4.
3) pós-graduação e licença para investigação muito difíceis
A melhor maneira de garantir que os professores não saibam muito é impedí-los de aprender. Claro que isto não é possível, mas consegue-se uma boa aproximação tornando a pós-graduação e a investigação tão difíceis quanto se possa. Com isto aumenta o ingrediente 1 e em geral também o 5. Além do mais, as pessoas que têm vontade de fazer um ensino bem feito vão embora.
(continuar a ler aqui)
Etiquetas: Ensino, Ensino Superior
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