Um diálogo de surdos
No debate de 25.02.08, ouvi dizer que a frase
implica a seguinte:
O raciocínio estaria certo se ser loira fosse equivalente a não ser professora e eu sou a prova viva do contrário. Assim, está rotundamente errado.
Para de
se poder deduzir
teria que
Mas quem produz tais erros pode estar descansado que não vai ser avaliado, muito menos pelos seus pares. Pode continuar a produzir mais e bem piores erros que tem garantida promoção automática, ... como os alunos! ... Assim pudessem eles continuar pela vida fora a fazer erros sem sofrerem por isso. Que rico futuro os espera. Que bela educação lhes estamos a dar!
A lógica é uma ciência de índole matemática e fortemente ligada à Filosofia. Já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correcto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si. Ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Podemos, então, dizer que a lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos através da apresentação de evidências que a sustentam. O principal organizador da lógica clássica foi Aristóteles, com sua obra chamada Organon. Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico. Sōkrátēs, (470 a.C. - 399 a.C.) foi um filósofo ateniense, anterior a Aristóteles, portanto.
Etiquetas: Ensino, Matemática
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