Rir com lágrimas
Ultimamente têm-se visto vários blogs a falar do insucesso no Ensino Superior e da sua relação com o Ensino Secundário.
Pode ver-se no Abrupto em 1 e em 2, no Victum Sustinere e no Que Universidade
Eu penso que as reformas sucessivas a que foi sujeito o ensino secundário nos últimos tempos é, na minha opinião, a causa da má preparação com que os alunos chegam às universidades. Para combater as taxas de insucesso, há quem defenda o uso de técnicas demagógicas e ilusórias. É fácil fazer subir o número de aprovações: “simplificam-se” os programas e baixa-se o nível de exigência. Ou seja, basta passar administrativamente um 8 a 10, para que o número de aprovações cresça! O docente que assim procede passa a ser um melhor professor? Não! Nunca! Faz com que transitem de ano alunos que mereceriam ter reprovado e que cheguem à universidade sem metade dos conhecimentos mínimos que seriam de exigir. Claro que estes alunos dificilmente conseguem aprender num ano a matéria desse ano mais o que deveriam já ter aprendido antes de entrar nesse ano. Só com muito esforço, só os mais aplicados o conseguem. Não é culpa do docente desse ano, que muitos dos alunos que lhe chegam às mãos, não consigam acompanhar a matéria que ensina. A não ser que baixe também o nível do seu ensino e então entramos numa espiral de descida de nível que, com certeza, ninguém recomenda.
Recebi hoje por mail, uma lista de "coisas escritas nas provas globais do ano passado".
Não sei se foi inventada, mas pelo que eu leio às vezes nos testes e exames, bem pode ser verdadeira.
Aqui vai. (A mim fez-me rir e chorar ao mesmo tempo)
- Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigénio.
- O nervo óptico transmite ideias luminosas ao cérebro.
- O vento é uma imensa quantidade de ar.
- Terramoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.
- Os Egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.
- Pericles foi o principal ditador da democracia Grega.
- O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.
- O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes afogavam-se dentro de água.
- A principal função da raiz é enterrar-se.
- O Sol dá-nos luz, calor e turistas.
- As aves tem na boca um dente chamado bico.
- A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar num metro da unidade de tempo, no sentido contrário.
- A harpa é uma asa que toca.
- A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.
- Os ruminantes distinguem-se dos outros animais porque o que comem, comem duas vezes.
- O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.
- Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado.
- A insónia consiste em dormir ao contrário.
- A arquitectura gótica notabilizou-se por fazer edifícios verticais.
- A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país.
- As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia.
- Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo envenenavam-se.
- Os crustáceos fora de água respiram como podem.
- As plantas distinguem-se dos animais por só respirarem à noite.
- Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo.
- Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotamia.
- O objectivo de uma Sociedade Anónima é ter muitas fabricas desconhecidas.
- A caixa de previdência assegura o direito à enfermidade colectiva.
- A respiração anaeróbia é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos.
- Calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo.
- Antes de ser criada a Justiça, o mundo era injusto.
- Caracter sexual secundário são as modificações morfológicas sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais.
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