É preciso clarificar as diferenças entre universidades e politécnicos
Diz Jorge Miranda, que coordenou o relatório para a área de Direito, feito a pedido da ministra da Ciência e do Ensino Superior.
Hoje terá lugar na Universidade de Lisboa o debate sobre a aplicação do Processo de Bolonha aos Cursos de Direito. O Professor Jorge Miranda defende que são necessários cinco anos para uma "formação completa". Bolonha prevê a criação de dois ciclos, sendo que o primeiro deve dar acesso ao mercado de trabalho. Mas um ciclo menor que 5 anos não dá uma formação mínima suficiente para se exercer uma profissão nesta área. Além disso, "nada garante" que o Estado financie os dois ciclos de formação.
O Processo de Bolonha deveria servir para fazer "grandes reformas" no ensino superior, defende o professor. Mas corre-se o risco de fazer obras de fachada que apenas “facilitem” a contribuição do Estado no Ensino Superior, sem que a qualidade do ensino melhore, antes pelo contrário.
Em engenharia, medicina, arquitectura ... é também muito discutível que se possa reduzir uma licenciatura a menos de 5 anos.
Etiquetas: Ensino Superior
<< Home