Prémio Nobel da Física 2006
John C. Mather, b. 1946, NASA Goddard Space Flight Center Greenbelt, MD, USA.
1968 B.A. (Physics), Swarthmore College
1974 Ph.D. (Physics), University of California, Berkeley.
George F. Smoot , b. 1945 , University of California Berkeley, CA, USA. He studied mathematics before switching to the Massachusetts Institute of Technology where he obtained dual bachelor's degrees in mathematics and physics in 1966, and a doctorate in particle physics in 1970.
O CENTRA- e o IT-Instituto deTelecomunicações, associam-se aos festejos da comunidade astrofísica motivados pela atribuição do Prémio Nobel da Física 2006 aos astrofísicos George Smoot e John Mather pela descoberta das propriedades do Fundo de Radiação Cósmica em Microondas (FRCM) com o satélite COBE- Cosmic Background Explorer Satellite em 1992. Em cada centímetro cúbico do Universo existem cerca de 400 fotões, a uma temperatura de -270ºC. Este gás de fotões, o FRCM - é uma relíquia do Big-Bang uma prova da expansão e de um passado extremamente quente do Universo. Constitui hoje a sonda de excelência sobre os eventos do Universo primordial e permitem reconstituir, com razoável precisão, cerca de 13.5 mil milhões de anos de História Cósmica. As anisotropias do FRCM constituem uma fotografia das flutuações de matéria que deram origem a galáxias e grandes estruturas do universo.
Colaboração de George Smoot com Portugal:
Para além do projecto COBE e de múltiplas contribuições para o estudo do FRCM, George Smoot é colaborador do CENTRA e do IT pólo de Aveiro, participando no projecto GEM, Galactic Emission Mapping. Este projecto é uma colaboração internacional entre o CENTRA, IT- Aveiro, LBNL - Universidade da Califórnia em Berkeley, INPE -Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil e o Departamento de Física da Universidade de Milão. O objectivo científico visa a cartografia da contaminação produzida em microondas pela Via Láctea em microondas no FRCM. Este estudo permitirá, pela sua sensibilidade, uma correcta subtracção do ruído galáctico das observações a obter pela sonda ESA/NASA Planck Surveyor (a serlançada pela ESA em 2008) .
Especificamente, a cartografia da Via Láctea será efectuada mediante a instalação de dois radiotelescópios, um no Hemisfério Sul (Brasil) e outro no Hemisfério Norte (em Portugal, Pampilhosa da Serra), equipados de receptores de alta sensibilidade. No caso português, o esforço coordenado pela equipa GEM-P(CENTRA e IT-Aveiro, Iinvestigador Responsável: Domingos Barbosa CENTRA, co-Investigador Responsável: Dinis Santos IT-Aveiro) e financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia, manifesta-se pelo desenvolvimento em Portugal de um receptor inovador de alta sensibilidade. Promove-se com este projecto, a colaboração com instituições de referência internacional e a consolidação e aquisição de know-how e tecnologia numa área vital para a radioastronomia em microondas e as ciências espaciais. Neste último ponto, os dados do GEM ajudarão na definição das características da possível missão espacial de observação do FRCM da ESA, em discussão na ESA Cosmic Vision 2015-2025.
Para mais informação ver os Web Links:
http://astrophysics.gsfc.nasa.gov/staff/CVs/John.Mather/
http://aether.lbl.gov/personnel/smoot.html
http://www.av.it.pt/gem
http://cosmos.lbl.gov/
http://www-astro.lbl.gov/gem/
http://www.cea.inpe.br/~cosmo/GEM/index_gem.htm
http://backreaction.blogspot.com/2006/10/2006-nobel-prize-in-physics-to-mather.html
http://map.gsfc.nasa.gov/m_uni/uni_101bbtest3.html
http://www.arsmathematica.net/archives/2006/10/04/2006-nobel-prize-in-physics/
<< Home