Elitismo e ética na universidade
Ontem, depois de ter lido o post de Professorices, a propósito de elites e de ética na Universidade, (nem de propósito!) veio-me parar às mãos o filme “A culpa humana”.
Vi o filme em casa e recomendo. É realmente muito teórico falar do papel das supostas elites, quando na prática, se vê a intolerância e a inveja como motivações básicas.
Trata-se de “THE HUMAN STAIN”, escrito por Philip Roth.
É a história dum reitor, Coleman Silk, distinto professor da área de Humanidades que consegue elevar bastante o nível da Universidade onde trabalha, New England, mas que, talvez por isso, cria um círculo de inimizades que o vai prejudicar. Assim, aproveitando um simples comentário que faz a um aluno que falta regularmente, e que ele nem sequer conhece, os seus pares acusam-no de racismo e ele tem de resignar. O mais curioso é que ele próprio é de raça negra, mas toda a vida escondeu esse facto. Para não ter de se desmascarar, ele aceita ser despedido sem nada revelar. Sofre a injustiça, vítima da inveja dos seus colegas, professores na universidade, tantos deles admitidos e ajudados por ele.
É de admirar o excelente desempenho de Nicole Kidman, a sua paixão de 34 anos e Anthony Hopkins, o professor de 71 anos. O filme é de 2003.
<< Home