Previsões, previsões... só depois do jogo!
Ou, que tal umas aulinhas de Probabilidades e Estatística?
Pedro Santana Lopes invocou esta noite as diferenças percentuais nas sondagens, para ... assegurar que processará as empresas que falhem previsões face aos resultados eleitorais.
Será que PSL sabe o significado duma probabilidade?
Quando se atira ao ar uma moeda perfeita e se verifica que, em média, metade das vezes sai cara e a outra metade sai coroa, fica-se a saber que a probabilidade de sair cara é ½. Na realidade a probabilidade dum acontecimento é igual ao número de casos favoráveis sobre o número de casos possíveis. Neste caso, há 1 caso favorável (sair cara) e 2 casos possíveis (sair cara ou coroa).
Se na sequência deste conhecimento, pedir a uma pessoa que atire a moeda ao ar e sai coroa... o que faz PSL? Manda a pessoa para o cadafalso? Corta-lhe a cabeça?
Lembro-me dumas histórias que se passavam em tempos idos, muito idos, ... onde não havia sondagens, nem cálculo das probabilidades, mas havia feiticeiros, curandeiros, muitas crendices, pouca ciência. Pouca democracia, muito poder absoluto. Senhores poderosos e uma plebe inculta e submissa. Nesses tempos também acontecia que se o feiticeiro falhasse as previssões era morto... parece que, infelizmente, não evoluimos muito!