Associação de Apoio ao Docente - precisa-se!
Recebi um mail do SNESup onde se relata a história dum concurso para uma vaga de Professor Adjunto da disciplina de Electroquímica e Corrosão na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria e onde se exigem condições muito particulares e pouco relacionadas com o referido concurso (licenciatura em Química, especialidade Química Alimentar e, mestrado ou doutoramento em Química dos Processos Naturais, com especialização em Compostos Heterocíclicos). No Acontecências relata-se outro concurso igualmente fictício.
De incorrecções, fugas à lei, e outras arbitrariedades, todos temos conhecimento. Quanto mais fechado é um meio, mais fácil é essas coisas ocorrerem. É preciso mais transparência! Conheço muita gente que tem sofrido na pele pelo facto de divulgar factos destes fora do seu local de trabalho. Fizeram-no por já não ter, dentro da própria instituição, a quem recorrer para obter justiça.
Mesmo ontem eu tive conhecimento de mais um caso. Um docente duma certa escola de ensino superior pediu dispensa de 50% do serviço docente para concluir o doutoramento. Foi-lhe concedido. Mas … curiosamente, nesse semestre houve falta de docentes e o seu horário lectivo que a 100% era de 9 horas passou a ser de 14 horas, quando a 50%! Infeliz coincidência? Repetiu o pedido algum tempo depois e não é que houve outra vez necessidade de horas extraordinárias? Ou seja, ele teve mais horas de aulas a 50% do que a 100%.
Vale mais não perdir dispensa! Ou até mesmo ficar caladinho e não dizer a ninguém que se está a fazer o doutoramento.
E este não foi caso único nesta escola. E noutras? Certamente se passam factos semelhantes, talvez mais graves. E os docentes afectados não podem dizer nada senão ainda são mais prejudicados.
Deveria existir um organismo isento exterior a todas os estabelecimentos de ensino onde docentes vítimas destas e doutras injustiças pudessem recorrer. Uma espécie de Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, ou de Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.
Encontrei numa página com muitas citações, as seguintes, que se aplicam neste contexto:
"É preciso uma vida longa para ultrapassar as sequelas da educação", Jan Greshoff
"Toda a educação se reduz a estes dois ensinamentos: aprender a suportar a injustiça e aprender a suportar o aborrecimento", Ferdinando Galiani
"Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso " Albert Einstein
<< Home