O que é um matemático?
É uma pergunta que muita gente esclarecida ainda não sabe responder.
Veio isto a propósito do tão falado livro sobre o "Eduquês" de Nuno Crato.
Há mesmo quem, à falta de melhores argumentos, critique o livro por ter sido escrito por um matemático... depois há quem o tente redimir invocando o facto de ele não ser bem um matemático pois licenciou-se em Economia e ...
É realmente triste e lamentável que se baseie a apreciação da justeza de opiniões duma pessoa no facto de ela ter ou não formação matemática. Pior ainda por esta formação ser considerada um factor negativo. É realmente uma grande desilusão ver pessoas que se consideram esclarecidas e racionais a fazer juízos baseados em preconceitos contra matemáticos. Como se eu aceitasse, ou não, as opiniões duma pessoa pelo facto de ela ser ou não de raça branca, por ela ser ou não do continente, por ela ter ou não antepassados de sangue azul.
"...beware of mathematicians, and all those who make empty prophecies. The danger already exists that the mathematicians have made a covenant with the devil to darken the spirit and to confine man in the bonds of Hell. "
—Saint Augustine, De Genesi ad Litteram
Mas, de certo modo, não deixa de ser hilariante ver o “modus operandis” de certas cabeças…
Folgo ver que há pessoas que apesar de terem uma formação inicial não matemática conseguem ter um pensamento lúcido, escorreito e isento.
Curioso que o maior empregador de matemáticos nos Estados Unidos seja a National Security Agency (NSA/CSS). Será por estes terem uma maneira enviesada de ver as coisas?...
“Creio que acabo por criticar o livro não pelo que ele é nem por aquilo que ele devia ser, mas sim por aquilo para que ele serve. Neste momento, está a servir de bandeira a um movimento...”
Esta crítica faz-me lembrar os que criticaram Einstein e todos os que estudaram a relatividade, pois ela “serviu” para a construção da bomba atómica. Houve (acho que já não deve haver) também alguns pais retrógrados que criticaram a Internet argumentando que ela “serve” de veículo à pornografia. Houve e há quem critique o uso da pílula porque ela “serve” para facilitar relações extraconjugais. Há quem critique outros métodos anticoncepcionais, que também previnem a propagação de doenças mortais, invocando que estes métodos "servem" para desculpabilizar comportamentos imorais. Provavelmente alguns muçulmanos condenam o uso do lápis porque ele “serve” para desenhar cartoons contra o Profeta.
“É por isso que podemos criticar um livro pelo que outros acham que ele "não é" (o que deslegitimaria a critica), pela simples razao do que o que um livro "é", é também determinado pelo que acaba (ou começa...) por "ser" nas mãos de terceiros (e aqui se o autor não controla na totalidade este processo, tem alguma responsabilidade na forma como ele decorre, e deve vir a publico dizer se concorda com os abusos que ele pode legitimar) envolvidos na tal batalha ideologica. Um livro, como as ideias, sao ferramentas, e podem "ser" e "fazer" varias coisas”
Está-se aqui, mais uma vez, a criticar um livro não pelo que ele é, mas pelo que ele desencadeia nas mãos de outros. Será da responsabilidade dum autor tudo o que é feito inspirado no seu trabalho? Então, talvez se deva exigir que Piaget se levante do túmulo e venha aqui condenar muito do que se tem feito e dito em seu nome…
Mathematicians apply mathematical principles to solve problems in all areas of the sciences, technology, social sciences, business, industry and commerce.
A mathematician may perform the following tasks:
- apply geometry and calculus to design objects as in architecture, computer graphics and robotics
- analyse statistics to find models for traffic flow, insurance risks, consumer research, market analysis and clinical trials
- develop models for financial markets and products for financial risk management
- analyse processes from chemical, mining or agricultural industries by translating them into mathematical models
- develop computer modelling for industrial design
- develop and improve mathematical models to describe natural phenomena, such as soil erosion, the weather, ocean currents or biological behaviour
- develop computer programs for use in mathematical modelling and problem solving
- design computer programs to make and break complex security codes, or investigate and develop schemes for information security
- carry out network analysis for the study of road systems, airline routes, transport and communication systems
- use linear programming for urban and regional planning
- engage in image and signal processing for astronomy, cartography, and medical and radar imaging
- analyse problems from the service, engineering or manufacturing sectors
- develop communications technology and information theory
- develop new mathematical relationships ranging across the areas of pure and applied mathematics, statistics, computing, operations research, commerce and industry
Personal Requirements:
- imagination
- enjoy mathematics
- analytical skill
- initiative
- perseverance
- able to work as part of a team
- able to work independently
- enjoy problem solving.
Etiquetas: Matemática
<< Home