Professor
No post anterior falei da homenagem prestada a alguns dos sócios mais antigos e mais importantes da Sociedade Portuguesa de Matemática. Para ser mais exacta, desde o dia 22 de Junho, a SPM passou a contar com três novos sócios honorários, que se vêm juntar a Alfredo Pereira Gomes. As suas biografias estão nos liks abaixo:
Maria do Pilar Ribeiro
Jaime Campos Ferreira
Fernando Roldão Dias Agudo
Não posso deixar de realçar aqui o significado que teve para mim o Prof. Campos Ferreira. Foi ele que me entrevistou no verão de 1973, em Junho talvez. Lembro-me que me faltavam 1 ou 2 exames para acabar o curso. Ele, perante as minhas médias, considerou-me logo, durante a entrevista, apta a iniciar a minha carreira docente na escola de ensino superior onde trabalhava. Fiquei encantada.
Durante 30 anos trabalhou nessa escola, de 67 a 97. Orientou alguns dos poucos doutoramentos em matemática que se fizeram em Portugal nesses tempos. Teoria das Distribuições no seguimento dos trabalhos do Prof. Sebastião e Silva, era o seu campo de investigação. O que mais sobresai é não só o rigor cientifico em tudo o que faz, mas sobretudo a sua afabilidade, o seu lado humano, a sua simpatia constante. Encontrei-o um dia no cinema Tivoli no intervalo dum filme da Walt Dysney (Fantasia), ele com o seu neto, eu com o meu sobrinho. Levar as crianças é uma boa desculpa para rever esses filmes. Sempre que se cruza com algum dos seus anteriores colegas dos corredores da escola onde trabalhou e mantem o seu gabinete, manifesta o seu interesse genuino em saber se vai tudo bem, quer a nível profissional, quer a nível pessoal. É um daqueles professores que nos marcam e que dignifica a palavra Professor.
Etiquetas: Ensino Superior