Amanhã no Encontro da SPM:
A História e a Matemática de uma Curva Notável: a "Linha de rumo".
Orador: Henrique Leitão (CHC/UL)
Resumo:
Em meados do século XVI o matemático português Pedro Nunes (1502-1578) propõs e estudou uma nova curva, a que chamou "linha de rumo" (que, mais tarde, passou a ser designada por "curva loxodrómica"). Trata-se de um certo tipo de espiral inscrita numa superfície esférica. É uma curva muito mais complicada e de comportamento muito mais subtil do que aquelas que eram conhecidas e estudadas desde a Grécia antiga. As dificuldades com esta nova curva não são apenas técnicas, mas também conceptuais, o que levantou importantes problemas na matemática quinhentista. Nesta conferência apresentaremos esta história mostrando como, pelas suas concepções inovadores e pelos seus contributos, Pedro Nunes merece um lugar na história das curvas matemáticas.
Modelação matemática para a evolução de grandes populações
Orador: Fabio Chalub (FCT/UNL)
Resumo:
Um modelo de uma população em evolução biológica deve incluir a selecção natural mas também fenómenos aleatórios. O nosso ponto de partida será a teoria de jogos para populações finitas e a partir daí obteremos modelos contínuos que funcionam como boa aproximação para populações muito grandes. Tais modelos consistem em equações com derivadas parciais para a fracção de mutantes em uma população, onde a difusão modela a deriva genética (acaso) e a convecção modela a selecção natural. Ambos os coeficientes são degenerados (iguais a zero na fronteira), o que introduz sérias complicações do ponto de vista matemático.
O ensino da Matemática: do secundário ao superior
Moderador: Nuno Crato (ISEG/SPM)
Resumo:
Que devem saber os estudantes do Secundário quando acedem ao Superior? Há conteúdos matemáticos indispensáveis? Possuem os estudantes o domínio desses conhecimentos e práticas? Devem os programas do Secundário ser alterados em função das necessidades do ensino universitário? As queixas formuladas pelos professores universitários sobre os estudantes que recebem são fundamentadas ou provêm de uma incompreensão do que é e deve ser o Ensino Secundário? O quadro de Bolonha vem alterar estas questões? Faz o Superior o que deveria fazer para receber os estudantes e preparar a transição para estudos mais avançados? Todas estas são perguntas candentes a que se procurará responder nesta mesa redonda.
Estas são algumas das Conferências Plenárias e Debates. Há ainda muitas Sessões Temáticas, além de outras actividades mais lúdicas.
Etiquetas: Ensino Superior, Matemática
<< Home