Prof. Alfredo Pereira Gomes (1919 - 2006)
Faleceu ontem. Ainda há tão pouco tempo estava entre nós! O matemático nasceu a 18 de Janeiro de 1919. Estas são imagens do jantar de encerramento do último encontro da Sociedade Portuguesa de Matemática em 22 de Junho de 2006, onde ele esteve presente. Aqui, ouvindo o discurso de Nuno Crato. Pereira Gomes fazia parte de uma geração composta por nomes como Bento de Jesus Caraça, Ruy Luís Gomes e António Aniceto Monteiro, de quem foi orientando. Ao contrário da maior parte dos matemáticos portugueses de seu tempo, (e de muitos que o fizeram depois do seu tempo) fez o doutoramento no país, na Universidade do Porto, em Julho de 1946. É o primeiro doutoramento que resulta da actividade do CEMP, fundado por Ruy Luís Gomes. Em Outubro desse ano, Alfredo Pereira Gomes é afastado da Universidade, por decisão do Governo, alegadamente por “estar incurso no disposto do decreto-lei nº 25317”.
Nos fins de 1946 e em 1947, foram afastados do ensino universitário do Porto, Lisboa e Coimbra, entre outros, Bento Caraça, M. Azevedo Gomes, Ruy Luís Gomes, Pulido Valente, Fernando Fonseca, Ferreira de Macedo, Peres de Carvalho, Dias Amado, Celestino da Costa, Cândido de Oliveira, Adelino da Costa, Caseão de Anciães, Mário Silva, Torre de Assunção, Flávio Resende, Zaluar Nunes, Remy Freire, Crabée Rocha, Manuel Valadares, Armando Gilbert, Lopes Raimundo, Laureano Barros, José Morgado, Morbey Rodrigues, A. Pereira Gomes, A. Sá da Costa, Virgílio Barroso, Jorge Delgado, Aurélio Marques da Silva, ao mesmo tempo que foram impedidos de ingressar no professorado universitário, entre outros, António Monteiro, António Soares, Hugo Ribeiro e F. Soares David.
Ver Teoria das funções (manuscrito, no Brasil).
Ver A. P. Gomes.
Ver Ruy Luís Gomes e Alfredo Pereira Gomes.
Ver Carta a Pereira Gomes sobre a ida para o Recife - datada de 28 de Junho de 1961 e Carta de Pereira Gomes convidando Ruy Luís Gomes a ir para o Recife - datada de 30 de Maio de 1961.
Para compreender um pouco aquele tempo, ver isto e isto.
Etiquetas: Matemática