Quadrados mágicos
Qual é o número que está escondido no canto inferior direito?
Esta foto foi tirada por mim. Imaginem onde. Numa das paredes da Sagrada Família, em Barcelona. Parece que Gaudi, além do seu apurado sentido estético, tinha um certo apreço por curiosidades matemáticas, a ponto de as esculpir numa igreja!
Este é um exemplo, que estimula o cálculo e a aprendizagem da geometria nas crianças. O quadrado mágico mais antigo, inventado pelo imperador chinês Yu, data de há mais de 4 mil anos! Os quadrados mágicos eram utilizados pelos reis como amuletos para dar sorte. Mas afinal o que é um quadrado mágico? É um quadrado dividido em 9,16, 25 ou mais casas iguais, preenchido com números, todos diferentes, de modo a que a soma dos números que figuram na mesma coluna, linha ou diagonal, seja sempre a mesma.
Puzzles, exercícios, dados, charadas, enigmas... são usados para incentivar a curiosidade das crianças pela Matemática.
O projecto Matemática a Brincar é uma iniciativa de alguns professores desta disciplina, que pretendem rentabilizar o tempo livre dos alunos do 1° ciclo. «Queremos estimular o gosto pela matéria. E, para isso, apostamos em actividades lúdicas», explica Maria Manuel Torres, professora auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O projecto, enquadrado nas actividades extracurriculares, está a ser desenvolvido, desde Outubro, em escolas de Cascais - para já, foi a única autarquia que respondeu ao desafio - e em quatro instituições privadas de Lisboa. «Gostávamos que o Ministério da Educação alargasse a ideia a todos os estabelecimentos de ensino», diz a professora.
Os responsáveis por este projecto garantem que os cerca de 300 alunos que já brincam à Matemática conseguem desenvolver o raciocínio lógico, a orientação espacial, a criatividade e até a cultura geral. «Muito dos nossos exercícios são embrulhados em lendas e histórias para ficarem mais apelativos», explica a professora. Durante uma sessão de 45 minutos, abordam-se algumas áreas fundamentais como a aritmética, a lógica, a estatística e os enigmas. Sem se aperceberem, as crianças estão a aprender e a desenvolver o gosto pela Matemática. E isso pode ser importante para inverter a opinião negativa que os alunos têm desta disciplina. O entusiasmo dos alunos é de tal forma grande que, em alguns casos, obrigam os pais a esperar à porta da escola até acabarem de resolver os problemas.
(Visão - 30.11.06)
Etiquetas: Matemática
<< Home