Queijo da Meia-Praia
O que fiz de novo neste Natal?
Uma especialidade que gosto muito. Já não preciso de ir a Lagos para comer bolinhos de massapão, os morgadinhos. Inspirada pelos blogs dos meus conterrâneos Tareca e Kuka, aqui deixo também uma receita.
Facílimo!
Meio quilo de açúcar bem triturado até ficar em pó muito fino a que junta meio quilo de amêndoas sem pele e se tritura muito bem juntamente com o açúcar. A seguir basta adicionar duas claras de ovo e misturar bem. Untando as mãos com uma terceira clara, molda-se facilmente. Pode-se esculpir o que a imaginação e a habilidade permitir. Eu para começar só estava interessada em saber se isto resultava. Fiz uma simples forma semi-esférica.
Peguei numa taça coberta com papel de alumínio e forrei-a interiormente com o massapão (cerca de 1 cm de espessura), deixando massa suficiente para fazer uma tampa. Despejei para dentro doce de gila (um frasco) e 250g de fios de ovos. Moldei uma tampa com o massapão reservado, coloquei por cima da taça recheada e uni bem os bordos. Pronto, já está. Deixei repousar. Na altura de servir virei sobre um prato e polvilhei com açúcar. Ficou com o aspecto dum queijo… talvez da serra, … Não! Este é da praia. Mais precisamente: da Meia-Praia. No final resolvi aproveitar as 3 gemas e fazer uns ovos moles que coloquei por cima. Eis o resultado: Muito bom! Para a próxima vou melhorar e variar a forma e talvez a cor.
Boas Festas!!!
<< Home