Despertar para a matemática
Paulo de Almeida é um matemático e acima de tudo um excelente comunicador de matemática. Leva para as aulas e seminários objectos “estranhos” para concretizar os conceitos abstratos que pretende ensinar. Torna assim as suas aulas divertidas e cativantes. É portanto de esperar que a conferência que vai realizar na Gulbenkian no dia 20 de Outubro de 2004, atraia e desperte para a matemática muitos jovens. É essa a ideia deste ciclo de Conferências "Despertar para a Ciência": despertar e estimular os jovens para a Ciência, incutindo neles o prazer de descobrir, o gosto de aprender, o gozo de imaginar....
A conferência de 20 de Outubro, pelas 18h00, no Auditório 2, tem como título AH!AH?AH!! e é proferida por Paulo Almeida, professor do Instituto Superior Técnico. A entrada é livre.
A razão do título da conferência, AH!AH?AH!! , é a seguinte: “A matemática nasce de um certo espanto em relação a um problema (AH!). Depois exige uma certa reflexão porque as pessoas querem entender (AH?) e finalmente, após um grande esforço, às vezes, entendem (AH!!)” explica o matemático.
Curiosa é também a sua entrada para o mundo da matemática. Depois de ter estudado física na Faculdade de Ciências de Lisboa, devido à difícil situação política que se vivia no país e uma chamada para cumprir o serviço militar, Paulo Almeida refugiou-se em França, mais concretamente na cidade de Nice. Soube que Dieudonné, um importante matemático, era aí professor. Resolveu falar com ele, mas sem nada planeado, nenhuma pergunta concreta a fazer-lhe.
Quando Dieudonne lhe perguntou o que é que estava ali a fazer, ficou atrapalhado, e improvisou a resposta: “queria inscrever-me no curso”. Essa não era a sua intenção, mas não voltou atrás. Completou aí a licenciatura em matemática.
<< Home