Abel - o prémio Nobel da Matemática
Em 18 de Março de 2005 foi concedido a Peter D. Lax, do Courant Institut de Ciências Matemáticas na Universidade de New York, o prémio Abel 2005. O Abel Prize é um prémio para a matemática da Norwegian Academy of Science and Letters, dedicado à memória de Niels Henrik Abel (1802-1829) na ocasião do bicentenário de seu nascimento. Este prémio foi instituído segundo o prémio Nobel, e desenvolvido a partir duma proposta do departamento de matemática da Universidade de Oslo no cumprimento dum pedido formulado por Sophus Lie no fim do século 19. O prémio Abel tem sido concedido anualmente desde o ano 2003.
Peter Lax nasceu em Budapest, Hungria em 1 de Maio de 1926. Emigrou para New York com os seus pais em 1941. Licenciou-se na universidade de New York e aí fez o seu doutoramento em 1949. Em 1950, Lax foi a Los Alamos por um ano onde esteve ligado ao Projecto Manhattan, mas em 1951 iniciou a sua carreira académica no Courant Institut (centro de investigação em Matemática e Computação) na Universidade de New York, onde desenvolveu o seu trabalho de investigação e foi director de 1972-1980. Presidiu à Sociedade Americana de Matemática entre 1977 e 1980 e tem recebido numerosos prémios, entre os quais, a medalha nacional de Ciência atribuída pelo governo norte americano em 1986.
Lax recebeu o prémio de Chauvenet em 1974, o prémio Norbert Wiener da American Mathematical Society e da Society for Industrial and Applied Mathematics em 1975, a Medalha Nacional da Ciência em 1986, o Wolf Prize em 1987, e partilhou o Steele Prize da American Mathematical Society em 1992. Em 1996, Lax foi eleito membro da American Philosophical Society. Lax é também o autor de livros de texto em análise funcional, álgebra linear, cálculo, e em equações diferenciais parciais.
Lax recebeu o prémio Abel pelas suas contribuições no desenvolvimento da teoria e na aplicação de equações diferenciais parciais e na computação de suas soluções. Em particular, Lax lançou os fundamentos para a moderna teoria de sistemas hiperbólicos não lineares nos anos 50 e 60. Construiu soluções explícitas, identificou classes especiais de sistemas “bem comportados”, e estudou o comportamento num longo período de tempo das suas soluções.
As contribuições de Lax nos solitons, na entropia, e nas ondas de choque são consideradas inovadoras. Um de muitos métodos que ficaram com o seu nome, é o Lax pairs, que surge na análise da dinâmica de fluidos. O seu nome está ligado a muitos resultados matemáticos importantes e métodos numéricos, incluindo o teorema de Lax-Milgram, o teorema da equivalência de Lax, o esquema de Lax-Friedrichs, o esquema de Lax-Wendroff, a condição de entropia de Lax, e a teoria de Lax-Levermore.
Entre os anteriomente agraciados com este prémio, incluem-se Jean-Pierre Serre em 2003 (área de topologia, geometria algébrica e teoria dos números), e Sir Michael Francis Atiyah e Isadore M. Singer em 2004 (descoberta e demonstração do Teorema do Índice, nos campos da geometria, topologia e análise).
Peter Lax é também um distinto professor que orientou numerosos doutoramentos, um incansável reformador da educação matemática e o seu trabalho em equações diferenciais, tem sido durante décadas, uma constante nos currículos de matemática em todo o mundo.
<< Home